Avançar para o conteúdo principal

Fazer a Cidade




De 24 de maio a 28 de junho no Centro Comercial Glicínias Plaza.

O projeto “Fazer a Cidade” nasceu no âmbito do Plano Nacional das Artes do Agrupamento de Escolas José Estêvão, visando mostrar que as crianças também fazem parte do ambiente onde vivem e percebem a importância de cada local para a comunidade. Perceber o quanto a cidade pode ser legível e imaginável, a partir da relação das crianças com o meio urbano, foi o que se pretendeu descobrir, dando espaço à enorme facilidade que as crianças têm de apreender novas informações sobre objetos, pessoas e lugares, a par com a vasta capacidade de imaginar, prever, refletir e questionar.
O projeto teve como finalidade primordial o envolvimento dos mais pequenos na aprendizagem pela arte, desafiando-os a descobrir e explorar a cidade através do desenho, representando as suas principais referências como ruas, edificações, parques, ou equipamentos, através de um olhar descontraído e de uma interpretação genuína, simples e infantil. Como diria Alberto Caeiro, “Eu sou do tamanho do que vejo”.
Poder expor os trabalhos destes pequenos artistas é não só um privilégio, mas também uma benesse para a comunidade e para as próprias crianças, para que se sintam importantes, incluídas e valorizadas pela comunidade, quando é dada visibilidade a estes pequenos artistas, fora do contexto habitual que é o espaço escolar.
Os trabalhos recolhidos no âmbito deste projeto, resultado da criatividade das crianças da região, dos Jardins de Infância da Presa, S. Bernardo, Solposto e Areais, do Agrupamento de Escolas José Estêvão, estará exposto no Glicínias Plaza, de 24 de maio a 28 de junho nos mupis digitais espalhados pelos vários pisos do centro comercial e os melhores trabalhos foram impressos e estarão expostos no piso 0, junto à loja GMS Store.

© pna-no-aeje.com |facebook| |instagram| |youtube|