Avançar para o conteúdo principal

Prémio Artes e Letras José Estêvão


Encontra-se a decorrer o Prémio José Estêvão Artes e Letras, cujo tema é “50 anos do III Congresso da Oposição Democrática". 
O objetivo do Prémio José Estêvão Artes e Letras é fomentar a criatividade e o interesse pela nossa história recente e fomentar nos nossos jovens a importância da Democracia. O Prémio encontra-se dividido em dois escalões:  Escalão A destinado a estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Escalão B destinado a estudantes do Ensino Secundário. Em cada categoria os estudantes podem candidatar-se nas modalidades de conto (inglês ou português),Fotografia e Artes Plásticas. Em ambas as modalidades os trabalhos devem obedecer às características definidas no Regulamento do Prémio José Estêvão Artes e Letras.

Alguns links:



Prémio José Estêvão de ARTE e LETRAS
Regulamento do Concurso 2022-2023

Art.º 1.º
O Prémio José Estêvão de ARTE E LETRAS é instituído na modalidade de Prosa (Conto) e nas modalidades de fotografia e artes plásticas sobre a temática “50 anos do III Congresso da Oposição Democrática.”

Art.º 2.º
O Prémio destina-se a todos os alunos das escolas dos distritos de Aveiro.

Art.º 3.º
Os candidatos dividem-se em dois escalões, a saber:
- Escalão A – 3.º Ciclo do Ensino Básico.
- Escalão B – Ensino Secundário.

Art.º 4.º
Os prémios são os seguintes: (a definir brevemente)
a) Escalão A –3.º Ciclo do Ensino Básico, Modalidade de conto (Português)
1.º Prémio - 2.º Prémio - 3.º Prémio –

 b) Escalão A - 3º Ciclo do Ensino Básico, Modalidade de conto (Inglês)
1.º Prémio - 2.º Prémio - 3.º Prémio

 c) Escalão A- 3º ciclo do Ensino Básico. Modalidade de Fotografia e Artes Plásticas
1.º Prémio - 2.º Prémio - 3.º Prémio -

d) Escalão B – Ensino Secundário, modalidade de conto (Português)
1.º Prémio - 2.º Prémio - 3.º Prémio –

 e) Escalão B – Ensino Secundário, modalidade de conto (Inglês) 
1.º Prémio - 2.º Prémio - 3.º Prémio

 f) Escalão B – Ensino Secundário, modalidade de Fotografia e Artes Plásticas
 1.º Prémio - 2.º Prémio - 3.º Prémio -

Art.º 5.º
A data limite para a entrega dos trabalhos será o dia 30 de abril de 2023.

Art.º 6.º 
1- O trabalho a produzir na modalidade de Prosa, em português (Conto) terá um número máximo de 8 páginas, em formato A4, dactilografadas a 1.5 espaço, em Times New Roman, corpo 12. 
2- O trabalho a produzir na modalidade de Prosa, em inglês (Conto) terá um número máximo de 3 páginas, em formato A4, dactilografadas a 1.5 espaço, em Times New Roman, corpo 12, para o Escalão A, e de 5 páginas em formato A4, dactilografadas a 1.5 espaço, em Times New Roman, corpo 12, para o Escalão B.
3- Os candidatos integrados nas alíneas c) e f) do art.º 4.º, podem concorrer em ambas as categorias, (fotografia e artes plásticas), não podendo apresentar mais do que um trabalho por categoria. Os trabalhos apresentados nas categorias de fotografia e artes plásticas devem ser inéditos, originais e subordinados ao tema do concurso, além de acompanhados de uma memória descritiva.

Art.º.º 7 
1- Os candidatos que concorram na modalidade Prosa [Português e Inglês, alíneas a); b); d) e e)ficam obrigados a apresentar cinco exemplares do trabalho, subscritos com um pseudónimo, em envelope fechado, contendo, no interior, o pseudónimo, a verdadeira identidade do autor, a idade, morada, e-mail, telefone, estabelecimento de ensino que frequentam e escalão a que concorrem. No exterior do envelope, deve estar indicado o mesmo pseudónimo e o escalão do concorrente.

Art.º 8.º
1- Os candidatos que concorram na modalidade Fotografia e Artes Plásticas devem entregar cada trabalho com título e pseudónimo do autor. Em envelope fechado, devem apresentar o pseudónimo, a verdadeira identidade do autor, a idade, morada, e-mail, telefone, estabelecimento de ensino que frequentam e escalão a que concorrem, incluindo uma memória descritiva onde deve constar o pseudónimo do autor, o título do trabalho e uma breve descrição do mesmo, evidenciando a relação com o tema do concurso. No exterior do envelope, deve estar indicado o mesmo pseudónimo e o escalão do concorrente.

a) Fotografia:
As fotografias poderão ser a preto e branco ou a cores. É permitido o tratamento digital das fotografias a apresentar a concurso. As fotografias deverão ter o formato mínimo de 15x20 e o máximo de 30x40 e deverão ser impressas em papel fotográfico.

b) Artes Plásticas:
O trabalho de artes plásticas deve ser realizado individualmente e poderá ser apresentado em cartaz, pintura, escultura, maquete, banda desenhada, ilustração ou outro, desde que não ultrapasse as dimensões de 100cm [L] x 100cm [C] x 50cm [A], ficando sujeito a desclassificação o trabalho que não cumpra este requisito.

Art.º 9.º
1- O Prémio será atribuído por um júri constituído por três professores/ individualidades de reconhecido mérito, por modalidade, presidindo à reunião deliberativa, sem direito a voto, a Diretora doAgrupamento de Escolas José Estêvão.
2- Dependendo do número de trabalhos apresentados, o número de elementos dos júris poderá ser de cinco.

Art.º 10.º
As decisões do júri serão anunciadas publicamente até ao dia 22 de maio de 2023.

Art.º 11.º
De acordo com a qualidade dos trabalhos, o júri poderá propor a atribuição de menções honrosas e/ou não atribuir prémios.

Art.º 13.º 
1- A entrega dos prémios será feita em sessão pública no dia 25 de maio, aos candidatos ou às pessoas por quem se fizerem representar.
2- A divulgação dos trabalhos premiados será feita presencialmente e pelo próprio autor, caso este
assim o entenda.
3- Todos os trabalhos a concurso, após a entrega dos prémios, estarão disponíveis para consulta na biblioteca ou num espaço reservado para o efeito na ESJE.

Art.º 14.º
Os casos omissos e as dúvidas de interpretação deste regulamento serão resolvidos pelo júri.

Art.º 15.º
Das decisões do júri não cabe recurso.

 

© pna-no-aeje.com |facebook| |instagram| |youtube|