Avançar para o conteúdo principal

Toneladas de Plástico











Segundo os dados da ONU (Organização das Nações Unidas) de 2018, os oceanos recebem por ano oito milhões de toneladas de plástico, tendo a expedição realizada pelo norte americano Victor Vescovo, descoberto que o plástico tinha chegado às regiões de maior profundidade oceânica (fossa das Marianas).

Segundo dados da organização 'Greenpeace',  o mundo produz anualmente 500 milhões de toneladas de plástico. Muito dele provém de objectos de utilização única como garrafas, sacos … Estes plásticos, terminam o seu ciclo de vida num aterro ou na reciclagem. Sabemos que apenas 9% são reciclados, e que os restantes  90% termina no meio ambiente, incluindo  cursos de água e posteriormente nos oceanos. Com as correntes marítimas, alguns destes resíduos plásticos percorrem milhares de quilómetros. Segundo dados do Parlamento Europeu,  em 2018, os oceanos albergavam, mais de 150 milhões de toneladas de resíduos plásticos. Prevê-se que até 2050 possa haver mais plástico do que peixe nos oceanos. Os resíduos plásticos nos oceanos, decompõe-se em microfragmentos, ingeridos pela fauna marinha,  que chegam posteriormente à nossa alimentação. Desde o ano de 2016 que 800 espécies de moluscos, crustáceos e peixes já sabem o que é comer plástico.  As alterações climáticas, pesca excessiva, poluição (plásticos) e destruição dos habitats marinhos, estão a levar os oceanos à ruptura. 

Inspirado nesta problemática e na obra dos artistas plásticos Xico Gaivota e Bordalo II, foi solicitada aos alunos a reutilização de contentores domésticos de plástico, para representar animais marinho, ampliando-se assim o ciclo de vida destes produtos. Esta foi uma forma que encontrámos para alertar a comunidade para este problema.


Alunos da turma 12º H, na disciplina de Oficina de Artes com a professora Magda Barata

© pna-no-aeje.com |facebook| |instagram| |youtube|