Avançar para o conteúdo principal

Encontros com o Património

A propósito da presença de Sara Barriga Brighenti no programa da TSF - "Encontros com o Património" e a propósito do tema "O Património e a Educação", reparámos que ainda não tínhamos referido aqui a existência deste interessante recurso, que pode ser "educativo" ou simplesmente "divertido".

No site da Direção Geral do Património, podemos descobrir que "Encontros com o Património definiu-se então como um programa semanal de rádio, emitido aos sábados entre as 12h00 e as 13h00, e reemitido no dia seguinte entre a 01h00 e as 02h00, caracterizando-se pela participação de diversos convidados que, durante 50 minutos, percorrem os aspetos mais significativos ou singulares do tema proposto.
A primeira série teve início a 10 de Novembro de 2007, tendo até hoje sido emitidos neste 7 anos cerca de 300 programas com a participação de cerca de 1000 convidados, abordando-se temas tão diversos como barragens, castelos, palácios, quintas de recreio, vilas, museus, conventos, faróis, minas, património arqueológico, igrejas, cidades, arquitectura, património mundial, paisagens classificadas ou cafés; temas que retratam quer a diversidade do património existente no continente, como nas ilhas dos Açores e da Madeira, quer a plural herança que os portugueses legaram no Brasil, na ilha de Moçambique, no norte de África ou na Índia.
Encontros com o Património ganhou em 2010 o prémio Autores (SPA) para o Melhor Programa de Rádio e duas Menções Honrosas, uma atribuída no âmbito do Prémio Nacional de Ambiente Fernando Pereira 2009/2010 e outra pela APOM, na categoria de melhor trabalho jornalístico, esta última de novo entregue pela APOM em 2012.
Em 2014 recebeu o prémio do Património Cultural da União Europeia/Prémios Europa Nostra na categoria Educação, formação e sensibilização.

A primeira série teve início a 10 de Novembro de 2007, tendo até hoje sido abordados, nestes 8  anos, cerca de 285 temas com a participação de cerca de 1040 convidados. Foram tratandos temas tão diversos como barragens, castelos, palácios, quintas de recreio, vilas, museus, conventos, faróis, minas, património arqueológico, igrejas, cidades, arquitetura, património mundial, paisagens classificadas ou cafés, que retratam quer a riqueza e diversidade do património existente no continente e nas ilhas dos Açores e da Madeira, quer a plural herança que os portugueses legaram um pouco por todo o mundo.
Em 2014 recebeu p prémio do Património Cultural da União Europeia/Prémios Europa Nostra  na categoria Educação, Formação e Sensibilização.
Em 2010 recebeu o prémio Autores (Sociedade Portuguesa de Autores) para o Melhor Programa de Rádio e duas Menções Honrosas, uma atribuída no âmbito do Prémio Nacional de Ambiente Fernando Pereira 2009/2010 e outra pela APOM, na categoria de melhor trabalho jornalístico, esta última de novo entregue pela APOM em 2012.
Link para a página do programa no site da TSF: http://www.tsf.pt/programa/encontros_com_o_patrimonio.html - aqui encontra a emissão mais recente e todo o histórico dos programas já emitidos; é uma página para audição online, no site, e não permite fazer o download do programa."










© pna-no-aeje.com |facebook| |instagram| |youtube|