Avançar para o conteúdo principal

Realizadora portuguesa Ana Rocha de Sousa ganha seis prémios em Veneza

A realizadora emocionada ao receber um dos prémios na 77ª edição do Festival de Cinema de Veneza.

Ana Rocha de Sousa era até agora e para muitos portugueses, uma actriz bonita que tinha participado na série juvenil "Morangos Com Açucar", mas há poucos dias e na 77ª edição do importante festival de Veneza recebeu dois galardões com o seu filme "Listen". Esta primeira longa-metragem de Ana Rocha de Sousa retrata uma família portuguesa emigrada no Reino Unido a quem são retirados os três filhos por suspeita de maus tratos, sendo inspirada em acontecimentos ocorridos na última década e que terão mesmo levado a uma investigação por parte do Parlamento Europeu.

Os prémios recebidos foram Leão do Futuro, no valor de 100 mil dólares (84,4 mil euros), e ainda o prémio especial do júri da secção Horizontes. Terá recebido ainda o galardão "Sorriso Diverso" para melhor filme estrangeiro atribuído pela Associazione studentesca UCL (L'università Cerca Lavoro), em ex aequo com "Selva Trágica" de Yulene Olaizola, o Prémio Bisato d’Oro de melhor realização, o Prémio Fundação Casa Wabi – Mantarraya e o Prémio especial da Hollywood Foreign Press Association (HFPA).

Listen” é uma coprodução luso-britânica, com a participação da RTP e a Bando à Parte, foi filmado nos arredores de Londres com actores portugueses e ingleses - Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles entre outros. A estreia em Portugal está prevista para 2021.

© pna-no-aeje.com |facebook| |instagram| |youtube|