Avançar para o conteúdo principal

Um Plano

laboratorioplano.wordpress.com/zero/

Este é o fanzine do Agrupamento de Escolas José Estêvão. Chama-se Laboratório Plano e foi criado no âmbito do Plano Nacional das Artes.

O Laboratório Plano é um espaço dedicado à criação artística. Privilegia a investigação, a pesquisa, a experimentação, a descoberta, a exploração, o risco… Pretende potenciar a liberdade criativa e incentivar a publicação independente e a auto-edição de projetos pessoais realizados pelos alunos, dentro e fora da escola.

Este é o número zero do Laboratório Plano. Resultou de um convite feito pelo PNA do AEJE ao designer Miguel Correia (antigo aluno desta escola, responsável pela Zine City e editor do fanzine Ultraviolenta) para uma primeira atividade de sensibilização dos alunos para o universo da edição independente de material gráfico.
A turma do 11H criou e ofereceu ao Miguel Correia um conjunto de stencils que, posteriormente, foram por ele escolhidos para dar forma à edição #17 da sua publicação.

E num processo de criação colaborativa entre o Miguel Correia e os alunos, ficou decidido deixar em branco as páginas centrais do fanzine para que, posteriormente, cada aluno pudesse criar um trabalho único e original no seu próprio exemplar.
Este número zero do Laboratório Plano é compostos, justamente, a partir da organização de todos os trabalhos criados por todos os alunos do 11H nessas páginas centrais brancas, aqui virados a alto contraste, preto-preto/branco-branco.

Fecha-se um primeiro momento que permitiu testar dinâmicas, experimentar metodologias e perspetivar linhas orientadoras para os próximos números do Laboratório Plano.Este é o fanzine do Agrupamento de Escolas José Estêvão. Chama-se Laboratório Plano e foi criado no âmbito do Plano Nacional das Artes.O Laboratório Plano é um espaço dedicado à criação artística. Privilegia a investigação, a pesquisa, a experimentação, a descoberta, a exploração, o risco… Pretende potenciar a liberdade criativa e incentivar a publicação independente e a auto-edição de projetos pessoais realizados pelos alunos, dentro e fora da escola.Este é o número zero do Laboratório Plano. Resultou de um convite feito pelo PNA do AEJE ao designer Miguel Correia (antigo aluno desta escola, responsável pela Zine City e editor do fanzine Ultraviolenta) para uma primeira atividade de sensibilização dos alunos para o universo da edição independente de material gráfico.A turma do 11H criou e ofereceu ao Miguel Correia um conjunto de stencils que, posteriormente, foram por ele escolhidos para dar forma à edição #17 da sua publicação.E num processo de criação colaborativa entre o Miguel Correia e os alunos, ficou decidido deixar em branco as páginas centrais do fanzine para que, posteriormente, cada aluno pudesse criar um trabalho único e original no seu próprio exemplar.Este número zero do Laboratório Plano é compostos, justamente, a partir da organização de todos os trabalhos criados por todos os alunos do 11H nessas páginas centrais brancas, aqui virados a alto contraste, preto-preto/branco-branco.Fecha-se um primeiro momento que permitiu testar dinâmicas, experimentar metodologias e perspetivar linhas orientadoras para os próximos números do Laboratório Plano.

© pna-no-aeje.com |facebook| |instagram| |youtube|