Avançar para o conteúdo principal

Fanzine Ultra Violenta ao vivo e a cores


Miguel Correia é um ex-aluno da Escola Secundária José Estêvão e o criador do fanzine ULTRA VIOLENTA. Este projeto de exploração visual e conceptual, que existe desde o início de 2020, congrega diversos artistas, sobretudo de Portugal, mas também de outras partes do mundo.Este coletivo é composto, até ao momento, por 50 artistas que integram as 12 edições publicadas.Cada edição tem um tema único e integra um conjunto de quatro a cinco artistas de diversas áreas. Cada um faz uma interpretação livre do tema escolhido. A cada edição é também atribuída ao artista uma folha colorida previamente intervencionada com algumas texturas de modo a criar uma linha condutora editorial e a incentivar o início do processo criativo. Além desta folha e do tema escolhido não há condicionantes nem briefing adicional.
Os resultados têm-se demonstrado muito expressivos e variados, com um registo visual que se estende desde a cultura punk e grunge, até à cultura urbana do grafitti e, ainda, passando pelos manifestos do movimento artístico dadaísta.
Este projeto leva-nos até à era pré-digital, uma época em que os fanzines eram o meio preferencial de divulgação para artistas, bandas musicais, fotógrafos, escritores e ilustradores. Uma época em que a informação era escassa e a melhor forma de afirmar uma ideologia ou convicção seria através deste tipo de publicações. Caracterizadas por serem produzidas com meios simples, pois eram sobretudo auto-publicadas, recorria-se a um processo criativo de mixed-media, usando diversas técnicas como fotografia, recortes, desenho, colagens e, também, fazendo uso da icónica expressividade dos fotocopiadores xerox e da risografia. Tudo isto era usado como forma de criação de um novo meio de divulgação artística, um meio que as pessoas podiam partilhar e através do qual podiam afirmar e debater opiniões.
O fanzine UltraViolenta pretende incentivar esta forma de expressão artística e envolver os artistas que nela participam num processo criativo de partilha e experimentação. 
A partir da próxima sexta-feira - 28 de maio e até ao dia 12 de junho, será possível conhecer de perto as obras que foram publicadas até agora. Estarão expostas no Edifício Atlas (Edifício Fernando Távora/Biblioteca Municipal de Aveiro). Esta iniciativa integra-se na 1ª Quinzena da Cultura Visual Alternativa, Publicação Independente, Artes Plásticas e Design Experimental de Aveiro e na 45ª Feira do Livro de Aveiro.

© pna-no-aeje.com |facebook| |instagram| |youtube|