Desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes (PNA) tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes.
Visão (2029)
O compromisso cultural proposto pelo Plano Nacional das Artes estará integrado na vida das pessoas e das organizações como um fator assumido do seu desenvolvimento sustentável – então, o PNA tornar-se-á irrelevante.
Missão
O PNA promove a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos:
para todos e com cada um.
Onde?
No território nacional.
Quando?
2019 - 2029
Para quem?
Cidadãos de todas as idades, em particular as crianças e os jovens.
Com quem?
Tutelas
Ministério da Cultura e Ministério da Educação.
Órgão Consultivo
Comissão Científica do PNA – Presidente: Maria de Assis.
Comissão Científica do PNA – Presidente: Maria de Assis.
Planos, Redes e Programas Parceiros
Plano Nacional de Leitura, Plano Nacional de Cinema, Programa de Educação Estética e Artística, Programa Rede de Bibliotecas Escolares, Rede Portuguesa de Museus e Arquivo Nacional do Som.
Agentes
Artistas; comunidade educativa; instituições culturais; outros organismos governamentais; autarquias; fundações; instituições de ensino superior; meios de comunicação social; associações e coletividades; outros parceiros públicos e privados.
Comissão Executiva
Paulo Pires do Vale – Comissário
Sara Barriga Brighenti – Subcomissária
Nuno Pólvora – Subcomissário
Equipa Técnica
Maria Amélia Fernandes
Maria Emanuel Albergaria
Coordenadoras do PCE
Maria João Bravo
Maria João Tudela