Avançar para o conteúdo principal

"Nevermind" foi publicado há 30 anos

 

Capa do álbum "Nevermind" numa edição japonesa. 

No dia 24 de Setembro de 1991, "Nevermind" chegava às lojas para se tornar num dos mais icónicos álbuns da História da música Rock. Os Nirvana tinham-se estreado com um single que continha uma cover de "Love Buzz", originalmente composto e interpretado pela banda holandesa Shocking Blue em 1969. Em 1989 este mesmo tema faria parte do alinhamento de canções de "Bleach" - o primeiro longa duração da banda de Kurt Cobainm mas foi "Nevermind" que se transformou no verdadeiro ícone do Grunje, do Rock de Seattle e numa referência para várias gerações. 

"Nevermind" transformou-se num sucesso de tal dimensão, apesar de disruptivo, que em grandes lojas de discos dos Estados Unidos muitas pessoas faziam pré-encomendas para obterem o disco na reedição seguinte. "Smell Like Teen Spirit" tornar-se-ia uma canção global e os Nirvana a última grande banda de Rock antes das mudanças radicais no mercado da música, que a internet e o streaming nos trouxe.

A banda de Aberdeen - uma pequena cidade com 17.000 habitantes e próxima de Seattle, formada em 1987 por Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl,  desapareceu em 1994 com o suicídio trágico do vocalista mas marcou para sempre a cultura Pop.